BLOG DO DR. FREDERICO CHATEAUBRIAND

Seja bem vindo!

terça-feira, 4 de maio de 2010

PROJETO - DIAGNÓSTICO PRECOCE DA DISLEXIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente...
Fonte: http://www.dislexia.com.br/oquee.html
Este meu Projeto cria nas Escolas Municipais um Programa Especial de Diagnóstico da Dislexia.
Este trabalho será realizado através da avaliação de Fonoaudiologia e Psicopedagogia com os alunos da pré-escola e do primeiro ciclo do ensino fundamental - 1° ao 5° ano. Quando se fizer necessário para conclusão de diagnóstico - confirmação ou exclusão, poderá ser solicitada avaliação de outro profissional de saúde: neurologista, oftalmologista, etc. O Projeto também prevê que o Poder Executivo terá obrigação de prover acesso à essas especialidades em curto prazo, afim de não prejudicar o diagnóstico e o tratamento necessário.
O Projeto prevê, ainda, que o Poder Executivo deverá garantir o acompanhamento profissional e fornecimento dos medicamentos necessários para o tratamento das crianças diagnosticadas com dislexia.
Esse projeto é de extrema importãncia, pois quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor será o desenvolvimento escolar, emocional e, futuramente, profissional dessa criança.
Damos aqui o exemplo de famosos disléxicos, com o intuito de demonstrar que a dislexia não deve impede o crescimento profissional: Ághata Christie (escritora), Charles Darwin (cientista), George Washington (1º presidente dos Estados Unidos), Leonardo Da Vinci (artista e inventor), Walt Disney (fundador dos estúdios Disney), Tom Cruise (ator), Robin Williams (ator), Winston Churchill (primeiro-ministro britânico), entre tantos outros. Para isso, basta que o disléxico tenha oportunidade de ter tratamento adequado para o seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário