BLOG DO DR. FREDERICO CHATEAUBRIAND

Seja bem vindo!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

26 DE ABRIL: Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. De acordo com dados estatísticos publicados recentemente, cerca de 23% da população brasileira é hipertensa. Segundo o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos.




A hipertensão arterial é definida como uma pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva. A pressão considerada normal é aquela que, na média, é igual ou inferior a 12 por 8, ou seja, máxima em 120 mmHg e mínima em 80 mmHg.



Vários motivos podem levar o indivíduo à hipertensão, como: Hereditariedade, obesidade, estresse, excesso de sal e má alimentação. O coordenador do curso técnico de Enfermagem da Escola Técnica LS, Alberto César dá algumas dicas de prevenção e combate à hipertensão:



· Evitar ingestão de comida gordurosa;

· Evitar ingestão exagerada de sal;

· Evitar ingestão de alimentos condimentados;

· Evitar fazer verduras e legumes refogados – preferivelmente, esse tipo de alimento deve ser comido cru;

· Fazer exercícios físicos – recomendável ser feito três vezes por semana, mínimo de meia hora e máximo de uma hora;

· Ingestão de no mínimo três litros de água por dia;



De acordo com o professor Alberto César, aqueles que têm familiares hipertensos precisam seguir a risca todas as dicas de prevenção: “A hipertensão é hereditária, pessoas que possuem parentes hipertensos têm 50% de chance de vir a desenvolver a doença”, conclui Alberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário