BLOG DO DR. FREDERICO CHATEAUBRIAND

Seja bem vindo!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Vacinação contra gripe - meta de vacinas ainda não foi alcançada.


RIO - A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira, mas até agora só 34% dos moradores do Rio de Janeiro foram aos postos de saúde se vacinar. Segundo a secretaria estadual de Saúde, a cobertura é considerada baixa porque a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% da população-alvo, formada por idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes, indígenas e trabalhadores da área da saúde. Esses grupos somam quase 3 milhões de pessoas no Rio de Janeiro, mas apenas 950 mil procuraram os postos.



Nos 92 municípios do Rio, foram imunizados 94% de indígenas; 42% de crianças, 40% de trabalhadores de saúde; 33,5% de gestantes e 32,6% de idosos. A Região Metropolitana II - que reúne os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá – é a que está, até o momento, com a menor quantidade de população imunizada contra a gripe. Até 13h desta segunda, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações tinha registrado 28,5% de cobertura; sendo o grupo de idosos o que proporcionalmente menos se vacinou na região (26,9%).



As demais regiões estão com as seguintes coberturas vacinais: Noroeste (41%), Serrana (40,2%), Baixada Litorânea (38,7%), Centro Sul (37,8%), Litoral Sul (37,4%), Médio Paraíba (35%), Metropolitana I (34%), Norte Fluminense (31%). O município de Comendador Levy Gasparian, no Centro Sul Fluminense, já ultrapassou a meta e vacinou 83% de sua população.



Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10% e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. A principal contra-indicação é a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Os portadores de algumas doenças neurológicas também não devem tomar a vacina. A secretaria estadual de Saúde recomenda que que está com gripe ou apresenta febre e sintomas de dengue só deve se vacinar quando melhorar.






FONTE: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário