BLOG DO DR. FREDERICO CHATEAUBRIAND

Seja bem vindo!

terça-feira, 13 de março de 2012

DENGUE 2012

RIO DE JANEIRO APRESENTA A PRIMEIRA MORTE POR DENGUE EM 2012.

Um menino de 9 anos foi a primeira vítima da dengue na cidade do Rio de Janeiro em 2012. A informação foi divulgada nesta terça-feira (6), pela Secretaria municipal de Saúde. O óbito foi registrado em fevereiro. A criança vivia na região de Campo Grande, na Zona Oeste da cidade. Segundo a prefeitura, desde agosto de 2011 que não havia óbito por dengue no municipio.




No município do Rio, segundo a Secretaria municipal de Saúde, do início do ano até 3 de março, o acumulado de notificações chega a 9.640 casos de dengue. Entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março, foram registrados 169 casos (os dados são preliminares e sujeitos à alterações, segundo a secretaria).



De acordo com o levantamento da secretaria, a região com o maior número de casos de dengue foi o bairro de Madureira e adjacências (2.076 casos), seguida por Bangu e Realengo (1.709) e Campo Grande (1.625). Segundo os dados, a Zona Oeste do Rio (Bangu e Realengo) concentra mais de um terço do número de casos.



Todos os bairros do Centro registraram 379 casos de dengue. A Zona Sul teve 428 casos. Já a Zona Norte teve, na Grande Tijuca, 409 casos; no subúrbio da Leopoldina, 970 casos; e no Grande Méier, 956 casos de dengue.



Mais de 15 mil casos notificados no estado

No último boletim divulgado pelo estado do Rio de Janeiro, 15.146 casos suspeitos de dengue foram notificados nas primeiras nove semanas do ano, no período de 1º de janeiro a 3 de março.



De acordo com o boletim da Secretaria estadual de Saúde, nessas nove semanas, só o óbito do município do Rio foi registrado. Segundo a secretaria, considerando o total de casos graves, o grau de letalidade da dengue está em 3%.



Exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 1 da dengue em Itaboraí, Mesquita, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Valença. Há notificações do tipo 3 no Rio de Janeiro, e a presença do tipo 4 no Rio de Janeiro, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Niterói e Nova Iguaçu.



FONTE: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário