BLOG DO DR. FREDERICO CHATEAUBRIAND

Seja bem vindo!

quarta-feira, 14 de março de 2012

DENGUE: SÃO GONÇALO REGISTRA 189 CASOS A MENOS EM 2012

Dengue: menos 189 casos em São Gonçalo




A confirmação da primeira morte por dengue pela Secretaria Estadual de Saúde em Campo Grande e a divulgação da estatística das nove semanas epidemiológicas (de 1º de janeiro a 3 de março), de 2012, faz lembrar que a luta travada contra a dengue deve ser constante e que prevenir ainda é a melhor forma de tentar evitar a doença. O Estado já contabilizou 15.146 notificações da doença. Em São Gonçalo foram registrados 527 casos, 189 a menos em relação ao mesmo período do ano passado, uma redução de 36%. O resultado ainda é melhor se for levado em consideração de que na mesma época do ano passado, a cidade já tinha três vítimas fatais pela doença.



A subsecretária de combate a dengue de São Gonçalo, Eulália Cristina Dantas, credita o bom resultado nas ações que estão sendo desenvolvidas para conscientizar a população da importância de cada um fazer a sua parte e disponibiliza um telefone 24h para receber reclamações e sugestões. “Um dos projetos da subsecretaria, em parceria com governo do estado, é recolhimento de pneus velhos largados pela cidade. É uma medida preventiva para evitar que acumulem água. Além disso, temos o Disque-Dengue municipal (0800 022 6806), que funciona 24h, onde a população pode tirar dúvidas ou denunciar”, disse a médica.



Eulália também atribui o sucesso inicial às ações assertivas de divulgação por toda a cidade. “Desde o início do ano, estamos panfletando, usando outdoors e busdoor e incrementando ainda mais nossa participação nas mídias sociais, como o facebook”, afirmou. Ainda de acordo com a subsecretária, um novo levantamento vai abranger cada bairro do município. “Estamos entrando em processo de Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Lira) e, no próximo mês, teremos novos dados da relação do índice em todos os bairros do município”.



Vigilância – Contudo, mesmo com toda essa iniciativa, São Gonçalo corre o risco de ainda registrar um número grande de infestação já que, tradicionalmente, os meses de março e abril são os que mais acontecem as notificações e ainda há locais na cidade com água parada, pneus ao ar livre e garrafas espalhadas ao longo de ruas e rodovias, como alguns pneus em terreno na Estrada Raul Veiga, no bairro de mesmo nome. Ou, ainda, garrafas e copos jogados por ocupantes de veículos na ruas.



O aposentado Raimundo Ribeiro, 68 anos, morador do bairro Vila Três, acha que apenas as campanhas não serão suficientes para combater a dengue e defende mais rigor com quem for flagrado com criadouro em casa ou sujando as vias. “Tem que haver algum tipo de punição para o descaso de alguns moradores. Na realidade, pessoas ficam doentes pelo desleixo de outros”, disse o aposentado.



Próximas ações nos bairros

10.03 – Posto de Saúde Mahatma Gandhi, no Boassu, e no Ciep Praia das Pedrinhas, em Boa Vista;

17.03 – Colégio Monsenhor Barenco Coelho, no Porto do Rosa;

24.03 – Polo Sanitário Rio do Ouro, em Rio do Ouro, e Praça de Santa Izabel, no bairro de mesmo nome

31.03 – Praça da Trindade e Posto de Saúde Cariranha, no Jardim Catarina



Remédio = prevenção

1- Não deixe água parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas ou xaxim, bacias, etc;

2- Tape caixas d’água, cisternas, poços, tambores ou qualquer outro tipo de depósitos de água;

3- Mantenha limpa calhas e lajes da casa, lave os bebedouros de água dos animais com bucha; assim como os pratos das plantas ou xaxim, jogue no lixo tampinhas de garrafas e copos descartáveis;

4- Mantenha o lixo fechado.



10 minutos são suficientes

Para reduzir os impactos causados pelo risco de epidemia de dengue em 2012, a Secretaria de Estado de Saúde lançou – ainda no ano passado – a campanha de prevenção “10 Minutos contra a Dengue” com o objetivo de chamar a população a investir dez minutos da sua rotina semanal para localizar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti em seus imóveis.

fonte: O são gonçalo on line









Nenhum comentário:

Postar um comentário