BLOG DO DR. FREDERICO CHATEAUBRIAND

Seja bem vindo!

terça-feira, 23 de março de 2010

O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER COM SEU FILHO NA HORA DE DORMIR

O sono pode ser um assunto complicado para toda a família. As crianças não querem se separar de seus pais no fim do dia, estão a todo vapor e não querem interromper a diversão. É possível também que tenham medo de ficar sozinhas no escuro.
Pais que têm dormido pouco podem estar ansiosos por uma oportunidade de dormir ou até mesmo de estar um tempo juntos. Mas há muitos pais que gostam de passar mais tempo com seus filhos antes de dormir, pois trabalham o dia todo. A hora de dormir é um momento difícil para os pais também.
Veja como criar rotinas para a hora de dormir:

SIM: Pense muito bem ao escolher uma rotina Tenha em mente que nem todas as rotinas irão passar no teste do tempo. Assim que a atividade se fixar na mente de seu filho, ele começará a esperar por esse momento. Esteja convicta de sua escolha para que não se arrependa mais tarde. Aqui estão algumas boas rotinas, testadas a aprovadas. Você pode escolher: - Um banho morno, seguido por alguns minutos de aconchego no pijaminha. - Uma história ou uma música relaxante. - Uma música favorita cantada pelos pais ou por toda a família. Colocar a criança na cama junto com seu brinquedo ou paninho favorito e cobri-la. Um leve carinho nas costas.
SIM: Seja coerente Seja firme na hora de dormir e mantenha uma seqüência previsível de acontecimentos. Nunca mande a criança ir para a cama no exato momento de dormir, avise antes para que ela não relute depois. Não se esqueça de que a rotina deve ser executada onde elas dormem.
SIM: Faça uma atividade tranqüila Não estimule demais seu filho antes de dormir. Se for um bebê, retire todos os bichos de pelúcia do berço e dê o que ele mais gosta para acalmá-lo. A retirada dos brinquedos sinaliza que é hora de ficar quietinho. Se for uma criança mais velha, nada de discussões ou televisão antes de dormir.
NÃO: Deixe a rotina tornar-se muito elaborada Com um bebê de 10 meses, o tempo para a atividade será curto. Para uma criança que já anda ou em idade pré-escolar o tempo adequado é de 15 a 30 minutos. Se ultrapassar 30 minutos já é demais.
NÃO: Deixe a luz acesa É importante que o bebê aprenda a distinguir o dia da noite, e que a noite foi feita para dormir. Se ele acordar e estiver escuro, saberá que ainda não é hora de levantar. Não deixe uma luz muito forte acesa, pois poderá confundi-lo. Pode-se utilizar uma iluminação bem leve, “de chão”.
NÃO: Leve seu bebê para a cama com a mamadeira É verdade que mamar ajuda a tranqüilizar o bebê, mas tomar leite ou suco durante a noite pode causar cáries e, além disso, beber enquanto está deitado pode provocar aspiração do conteúdo líquido. Se seu filho estiver acostumado a dormir com uma mamadeira na boca, será difícil para ele pegar no sono novamente quando acordar durante a noite e não encontrar a mamadeira ou se ela estiver vazia.
SIM: Seja flexível Quando uma criança estiver doente ou estressada, não há nenhum problema em ser flexível na hora de dormir. Mas não abra mão da rotina toda. Por exemplo, você poderá ler mais uma história, mas não a deixe grudada na televisão.
NÃO: Comece a usar alimentos sólidos para ajudar o bebê a dormir Alguns pais acreditam que seus bebês acordam freqüentemente porque não se satisfazem com a dieta líquida. Mas o leite materno ou a fórmula são o alimento ideal para os bebês nos primeiros seis meses de vida. Os alimentos sólidos não ajudam a criança a dormir à noite, por isso, a menos que o pediatra recomende, não os introduza antes de seu filho completar seis meses de idade.
SIM: Dedique-lhe toda a sua atenção na hora de dormir A hora de dormir deve ser um momento especial para vocês. Não mude a rotina quando estiver preocupada com outra coisa. Concentre-se no bebê quando estiver acariciando, banhando ou lendo uma história. Vocês dois ficarão mais felizes.

(Fonte: Instituto Pampers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário